Pilates

Nossas metodologias


Métodos estes, que podem ser adaptados para grupos especiais como idosos, gestantes, adolescentes e pós operatórios.

Pilates convencional

aparelhos, solo acessórios, esta sessão, consiste em trabalhar tonificação corporal, alongar, promover equilibrio, percepção e consciência, tratar dores, tensões e alterações posturais e articulares.

Pilates Power Gym

aparelhos, solo e acessórios, plataforma vibratória, circuitos em uma aula mais dinâmica, ministrada por fisioterapeuta ou educador físico, que consiste e tonificar, enrijecer, proporcionar flexibilidade e força, além de tratar a postura. (recomendada para um trabalho fitness).

O Pilates Fitness trabalha concentração, controle, centralização, precisão e respiração e objetiva o condicionamento físico do corpo.

Os acessórios mais utilizados são as bolas de Pilates que promovem um aumento da resistência e, naturamente, dificultam a execução dos movimentos, levando o corpo a se esforçar mais e o Mat Pilates. Os movimentos são lentos e para executar os exercícios é utilizado o peso do próprio corpo, trabalhando o controle dos músculos mais profundos e a estabilidade corporal.

A prática do Pilates Fitness permite o ganho de força, resistência, alongamento, coordenação, velocidade, equilíbrio e tonificação. Com ele é possível alcançar a definição dos músculos. Além disso, o metabolismo tende a melhorar num corpo organizado, logo, é bem comum que o aluno perceba uma redução considerável de medidas, de acordo com o progresso evolutivo da atividade.

O pilates clinico tem como objetivo equilibrar o desempenho em relação ao esforço físico através da integração dos movimentos trabalhando vários grupos musculares simultaneamente, com deslocamentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização do abdômen, coluna e região pélvica.
O método promove aumento da tonicidade muscular, da flexibilidade, correção postural, concentração e melhora da respiração, já apresentando resultados positivos logo após a primeira sessão.
Visando alinhamento do corpo, através da cabeça/cervical, ombros e costelas, são realizados movimentos de forma lenta e precisa, com poucas repetições e nível de dificuldade gradativa, sempre objetivando a prevenção de lesões e dores.
O importante não é a quantidade de séries, mas a qualidade de cada exercício. Desta forma, os exercícios devem ser sempre acompanhados por um profissional fisioterapeuta, que estará atento aos movimentos e à postura do paciente, corrigindo a contração da musculatura abdominal.